Written by 10:00 am Arquitetura & Construção Civil

Chapas de poliestireno: quais as características desse material e em quais projetos usá-los

Chapas de poliestireno: quais as características desse material e em quais projetos usá-los

O poliestireno é um homopolímero resultante da polimerização do estireno (vinil benzeno). É uma resina termoplástica que caracteriza-se por ser dura, amorfa e transparente.

É um polímero sintético de adição versátil que pode ser usado de inúmeras maneiras, dentre elas, em formato de chapas. Dispensando os termos técnicos, esse material é flexível e resistente. 

Sua flexibilidade se dá por suas propriedades, assim como a resistência. O PS é um termoplástico – o que significa que ao ser exposto a altas temperaturas ele amolece e se torna moldável. 

Em baixas temperaturas, o material endurece. Com isso, é possível usá-los em formatos diferentes. É uma dos elementos mais versáteis do mercado, podendo ser usado no ramo automobilístico, alimentício, na área médica, para isolamento térmico e principalmente em itens de comunicação visual. 

Deu para perceber que esse produto é mais comum em nossas vidas do que imaginamos, não é? O poliestireno está ao nosso redor e muitas vezes não percebemos – como nas placas, decorações, brindes, embalagens, painéis, fachadas, entre outros exemplos.

Quando está em forma de chapas, a versatilidade é ainda maior. Atualmente, existem dois tipos de chapas de PS: as de alto impacto e as standards. Ambas apresentam benefícios incomparáveis e podem ser a opção ideal para inúmeros projetos. 

O valor acessível é um dos pontos mais fortes desses materiais, o que aumenta o leque de possibilidades de usos no mercado. O poliestireno, independentemente de qual tipo, é com certeza uma das melhores opções da atualidade. 

A seguir, explicaremos detalhadamente quais as principais características e benefícios das chapas de PS. Desta forma, conseguirá entender melhor se é ou não a opção ideal para seus projetos. Acompanhe!

Saiba mais sobre chapas de poliestireno

Esse termoplástico transparente se parece esteticamente com o vidro. Por contar com diversos anéis benzênicos em suas cadeias poliméricas, conta com brilho parecido e também tem alta resistência. 

É um material 100% reciclável, flexível, com ótima estabilidade, baixo nível de absorção de umidade e muitos outros benefícios. 

Embora tenham os mesmos benefícios, os dois tipos de chapas de PS apresentam algumas características diferentes. 

Por isso, queremos te ajudar a identificar qual o material mais indicado para seu projeto com os aspectos que citaremos a seguir. Lembre-se que o ideal é fazer orçamentos de ambas opções e entender qual o melhor custo-benefício de acordo com os resultados que deseja. 

Poliestireno de alta tensão

Poliestireno de alto impacto, também conhecido como PSAI, é a opção mais resistente a impactos e a altas temperaturas. Por essas razões, é um material bastante aceito no mercado. 

Sua resistência pode ser 80% maior do que a de vidros, por exemplo. E por contar com alta flexibilidade e mobilidade, acaba sendo a solução ideal para trabalhar em diversos formatos com qualidade e segurança. 

As características já indicam que este material pode ser moldado, cortado, colado ou dobrado. Além disso, vale ressaltar que é leve, de baixo custo, disponível em várias cores, permite adesivagem e atende impressões gráficas (off set, serigrafia e UV).

Não é para menos que o poliestireno é muito cogitado para itens de comunicação visual e PDV – como displays, sinalizações externas, brindes e embalagens. 

Poliestireno Standard

Assim como o de alta tensão, o PS Standard é um material bastante buscado atualmente. 

Essa opção é menos resistente, porém, tem excelente transparência e possibilita variados tipos de aplicações. Contudo, não pode ser furado, dobrado ou parafusado.  

Podemos caracterizá-lo como leve, rígido e versátil. Pode ser encontrado nas opções de cores branco leitoso ou cristal. Além dessas particularidades, é capaz de substituir o acrílico e até mesmo o policarbonato em muitas situações.

Outro dos principais benefícios dessa opção é que este material tem baixíssimo custo. Sendo assim, é fato que seu custo-benefício é ótimo pelo que proporciona em relação ao seu valor. 

Basicamente, pode ser usado nas mesmas condições que o PSAI – tendo em vista as particularidades de cada material, fica a escolha do cliente qual opção utilizar. 

Onde encontrar chapas de PS

É necessário comprar chapas em lojas e distribuidoras confiáveis, afinal, são materiais de alta resistência e qualidade. Para oferecer o melhor aos seus clientes e projetos, conte com a Actos

Somos referência na distribuição de produtos semi-acabados e acabados como chapas termoplásticas de policarbonato compacto, telhas de policarbonato, policarbonato alveolar, acrílico, PVC, PS, PETG, entre outros. 

Distribuímos também painéis de alumínio (ACM), produtos para comunicação visual (como vinis e mantas magnéticas), adesivos 3M, adesivos industriais e acessórios em geral.

Com anos de mercado, oferecemos confiança e transparência na comercialização de materiais tão importantes para áreas de comunicação e construção civil. Conte com a gente para a aquisição dessas e outras diversas soluções!

Se houver dúvidas sobre o tema, entre em contato. Ficaremos felizes em te ajudar na criação de projetos especiais. 

Faça seu orçamento com a gente acessando nosso site ou por contatos via telefone.

Com a Actos, você tem seus produtos de qualidade com toda a praticidade e agilidade que você precisa!

Close