Written by 10:00 am Arquitetura & Construção Civil, Fique por Dentro

Policarbonato ou vidro: qual o melhor material para meu projeto?

Policarbonato ou vidro: qual o melhor material para meu projeto?

É comum que as pessoas tenham dúvidas sobre qual material usar em seus projetos. São tantas opções diferentes que realmente fica difícil escolher. Quando o assunto são coberturas e fachadas translúcidas, a principal pergunta é: melhor usar vidros ou policarbonato?

Por serem semelhantes, ambos os materiais são boas opções, embora cada um tenha características e benefícios diferentes. 

O ideal é entender os diferenciais do vidro e policarbonato para saber qual o mais indicado para seu projeto. 

As coberturas não servem somente para aprimorar a decoração. São essenciais para proteger ambientes e móveis de chuvas e raios solares, além de proporcionar mais conforto térmico, acústico e muito mais.

Existem coberturas coloridas, com texturas ou transparentes – que são as mais famosas. Isso porque além de todos os outros benefícios, as coberturas transparentes permitem que a luz entre no ambiente, deixando-o mais confortável, iluminado e agradável durante os dias.

Durante o projeto desses itens, é comum que as pessoas pensem imediatamente nos vidros. Mas será que são as opções mais adequadas? Será que são as únicas que garantem benefícios? O mercado oferece diversos materiais tão bons quanto, ou até mesmo melhores para coberturas.

É o caso do policarbonato, um material resistente, transparente e muito vantajoso.

Conheça-o melhor para avaliar qual a alternativa mais indicada para seu projeto. Confira também algumas características dos vidros para entender se é ou não o material ideal. Acompanhe!

Vidro ou policarbonato: qual escolher?

Vale ressaltar que as coberturas podem ser usadas em garagens, sacadas, áreas externas com piscinas, terraços, pergolados, jardins de inverno ou qualquer outro ambiente que exija alguma cobertura – mesmo que parcial (como passagens, corredores, entre outros). 

Para todos esses ambientes, é possível usar tanto o vidro quanto o policarbonato e terá bons resultados. Então, vamos às características de cada material para escolher o que mais te agrada. 

Características do vidro

O vidro é um dos mais conhecidos e procurados no mercado. É uma excelente opção e muito bonita também. Porém, tem maior peso – o que exige uma estrutura de apoio mais reforçada para suportá-lo. 

Tem outras vantagens? Claro que tem: boa durabilidade, resistência à abrasão e facilidade na hora da limpeza.

Ainda que proporcione esses benefícios, o vidro é muito frágil. Por esse motivo costuma ser mais caro. Inclusive, essa característica faz com que seu transporte também seja mais delicado para evitar imprevistos durante o caminho.

Quem opta por realizar projetos com vidro, tem diferentes opções de material. É possível encontrar vidros fumê, verde, foscos, translúcidos e outros. 

Características do policarbonato

Já o policarbonato é uma opção menos conhecida que ainda está se popularizando – até porque apareceu no mercado muito depois dos vidros.

O vidro foi inventado a mais de 7 mil anos atrás, enquanto o policarbonato só foi aparecer durante a Segunda Guerra Mundial.

O policarbonato é um tipo de polímero. Isso é, um material criado a partir de resinas de carbono. É do mesmo grupo dos plásticos, mas com resultados e aplicações diferentes.  

É um material moldável (quando exposto a altas temperaturas), incolor, transparente e tem propriedades termoplásticas. Em razão da última característica citada, é possível encontrar chapas, telhas e outros itens feitos com policarbonato.

Ainda que pareça muito com o vidro quando está em sua forma lisa, os materiais em policarbonato são cerca de 250 vezes mais resistentes.

Essa opção também apresenta diversos benefícios como alta resistência, boa durabilidade e praticidade (principalmente quando se trata do transporte, instalação e manutenção do material). 

E tem mais! Esses materiais são mais translúcidos do que vidros e contam com proteção contra raios ultravioleta – o que torna o policarbonato uma ótima alternativa para tornar o local mais seguro e confortável. Por isso é o material ideal para jardins internos (de inverno), já que é capaz de proteger as plantas e flores do local.

Tendo essas informações, fica fácil de perceber que projetos com policarbonato proporcionam conforto térmico e acústico dos ambientes. 

As chapas de policarbonato podem ser encontradas em diversas cores – como as translúcidas, verdes, azuis, amarelas e muitas outras possibilidades. Isso nos leva a mais um ponto positivo que não poderia ser esquecido: é versátil!

Como saber quando usar policarbonato?

Acreditamos que o policarbonato é o material ideal para dezenas de projetos e asseguramos a sua qualidade em proporcionar todos os benefícios mencionados.

Ainda assim, aconselhamos que você consulte seu arquiteto ou designer quando antes de tomar sua decisão final. 

Tendo o sinal verde do profissional escolhido para conduzir o seu novo projeto, chega o momento de procurar um fornecedor de confiança!

Onde encontrar?

Existem diversas empresas que oferecem os mais variados tipos deste material. Contudo, o ideal é comprar em lojas e distribuidoras realmente confiáveis para usufruir de todos benefícios com segurança. Ou seja, somente produtos qualificados realmente garantem tudo que apresentamos.

Policarbonato é na Actos!

Como dissemos, o ideal é contar com empresas distribuidoras das chapas de policarbonato de confiança. A Actos que atua desde 1997 na distribuição de produtos semi-acabados e acabados (como chapas termoplásticas de policarbonato compacto, telhas de policarbonato, policarbonato alveolar, acrílico, PVC, PS, PSAI, PETG, entre outros).

Ou seja, temos a variedade e confiança que você precisa para seus projetos! Nossa empresa é certificada ISO 9001 – Bureau Veritas. Além de produtos de qualidade, oferecemos um atendimento personalizado acompanhado por profissionais especializados que estão dispostos a tirar suas dúvidas e encontrar a melhor solução para sua obra.

Entre em contato! Tire suas dúvidas e adquira o material ideal para seus projetos.

Close