Written by 10:00 pm Comunicação Visual

O que é poliestireno? Entenda aqui

O que é poliestireno? Entenda aqui

Você sabe o que é poliestireno? O mundo dos termoplásticos é muito diverso, com materiais que podem ser utilizados em soluções nas mais diversas áreas, como na indústria, na construção civil, no comércio, na fabricação de embalagens e até mesmo na comunicação visual.

Basicamente, o poliestireno é um material muito utilizado na criação de fachadas, embalagens, decorações e muitos mais. Quer saber mais? Continue a leitura deste conteúdo completo sobre poliestireno, suas características, vantagens, diferenciais e aplicações.

O que é o poliestireno?

Primeiro, é preciso entender o que é poliestireno. Esse é um material termoplástico que deriva da polimerização do estireno (vinil benzeno) por meio do aquecimento de uma suspensão em água, junto ao uso de peróxidos.

O resultado dessa reação é o PS, como o poliestireno também é conhecido — uma resina termoplástica rígida e transparente, que muito se assemelha ao vidro em algumas de suas aplicações na comunicação visual, por exemplo.

Seu uso é muito comum em projetos que priorizam a transparência e a rigidez, como placas, decorações, brindes, embalagens, painéis, fachadas, entre outros. Apesar dessa rigidez, por ser um termoplástico, o poliestireno torna-se facilmente moldável quando aquecido, fazendo deste um material extremamente versátil.

Existem dois tipos de chapas de poliestireno no mercado: a standard e a de alto impacto, e seu uso vai variar de acordo com o objetivo de cada projeto. Para entender melhor o que é poliestireno, seus tipos, utilizações, vantagens e mais, é só acompanhar este texto até o final.

Tipos de poliestireno

Embora ambos derivem da mesma matéria-prima e sejam comercializados em chapas, o poliestireno standard (PS) e o de alto impacto (PSAI) são completamente diferentes entre si. Entenda mais sobre cada um deles:

Poliestireno standard

Se você deseja saber o que é poliestireno standard, saiba que ele é um termoplástico sólido, rígido e transparente, com baixo custo e ideal para aplicações esporádicas, uma vez que a vida útil do PS costuma ser um pouco menor do que a de outros termoplásticos.

Por isso, é comum encontrarmos o poliestireno standard sendo utilizado em locais como displays de produtos, placas de sinalização internas, materiais de pontos de venda, brindes e outras peças promocionais.

O material é uma boa alternativa a termoplásticos com custo mais elevado, como o acrílico e o policarbonato, desde que as peças confeccionadas com o material não precisem passar por processos mais impactantes, como cortes ou perfurações.

Poliestireno de alto impacto

Agora, se você busca por uma opção de poliestireno mais durável e resistente, o poliestireno de alto impacto (PSAI) é uma ótima escolha para o seu projeto.

Por conta da borracha em sua composição, as chapas de poliestireno de alto impacto são altamente resistentes, reagindo bem a mudanças de temperatura e aguentando até 80% mais impacto do que uma chapa de vidro comum de mesma espessura.

Mesmo com essas vantagens, o PSAI ainda é um material com custo bastante baixo e, como pode ser produzido em diversas cores, ainda oferece variedade visual e elimina custos com customizações e pinturas das peças.

Dentre os usos do poliestireno tipo PSAI, podemos destacar ações em pontos de venda e divulgação, uma vez que o material tem propriedades isolantes térmicas e não libera compostos tóxicos que poderiam ser prejudiciais à saúde.

Vantagens do poliestireno

Como pudemos perceber, o poliestireno é muito versátil, funcional e pode ser utilizado em diversas aplicações. Agora vamos conferir as vantagens do material, sendo as seguintes:

  • leveza: esse é um material leve, o que facilita o manuseio e o transporte;
  • isolamento térmico: ele é um excelente isolante térmico, o que o torna ideal para isolamento em paredes e telhados;
  • versatilidade: O poliestireno pode ser facilmente moldado em uma variedade de formas e tamanhos;
  • resistência química: o produto também é resistente a muitos produtos químicos;
  • baixo custo: é um material de baixo custo em comparação com muitos outros polímeros;
  • transparência: ele pode ser fabricado em formas transparentes, o que o torna útil em aplicações onde a clareza visual é necessária;
  • reciclável: é reciclável, o que ajuda a reduzir o impacto ambiental;
  • resistência ao impacto: tem boa resistência ao impacto, tornando-o adequado para aplicações onde a durabilidade é importante;
  • fácil de colorir: O poliestireno pode ser facilmente tingido em uma ampla variedade de cores.

Manutenção

Outra vantagem indiscutível do poliestireno é a facilidade de manutenção que o material oferece. Por ser resistente, basta observar alguns cuidados para evitar que quebras e outros tipos de danos prejudiquem a vida útil das chapas.

Com relação à limpeza, o processo também é bastante simples: é só utilizar um pano macio e seco para retirar o acúmulo de poeira e, no caso de sujeiras mais resistentes, a aplicação de uma solução de água e sabão já é o suficiente.

Para comprar chapas de poliestireno, conte com a Actos

Se você busca saber o que é poliestireno e conhecer produtos semi-acabados, acabados – como chapas termoplásticas variadas – e itens para comunicação visual, conte com a Actos! Desde 1997 nossa empresa atua nesse ramo, sempre prezando pela qualidade e pelo bom atendimento.

Para saber mais sobre as soluções da Actos, visite nosso site e confira o catálogo de produtos. Você também pode solicitar seu orçamento pelo WhatsApp e tirar todas as suas dúvidas com nosso atendimento especializado.

Close