Written by 10:00 pm Fique por Dentro

Chapas de PVC expandido: onde e como usar?

Chapas de PVC expandido: onde e como usar?

Se você procura por um material resistente, moderno e com um ótimo custo-benefício, o PVC  é uma excelente opção!

O policloreto de vinil é um dos termoplásticos mais utilizados em todo o mundo, e isso pode ser explicado por suas características como a leveza, durabilidade, flexibilidade e excelente acabamento. 

Ao optarmos pela compra do PVC, podemos nos deparar com dois tipos desse termoplástico disponíveis no mercado: o PVC expandido e o semirrígido.

Ambos apresentam grandes vantagens na utilização, mas é muito importante saber a diferença entre eles para escolher o melhor para seu projeto. 

O PVC semirrígido é utilizado principalmente em embalagens, etiquetas, formas para alimentos. Sua principal característica é a maleabilidade e capacidade de moldagem, além da atoxidade, que o torna ideal para esse tipo de uso. 

No caso do PVC expandido, o plástico tem como principal característica uma maior espessura do que a versão descrita acima, podendo ser comercializado em chapas que variam entre 1mm e 40mm. 

No entanto, mesmo com essa variação, o PVC expandido ainda é bastante leve, além de ter propriedades que o tornam um ótimo isolante térmico e acústico. 

Por todas essas qualidades e propriedades, as chapas de PVC expandido podem ser utilizadas nos mais diferentes tipos de projetos, desde a comunicação visual até a construção civil. 

A seguir, você confere outras informações importantes sobre o material e descobre por que vale a pena optar por esse termoplástico. 

Veja!

PVC expandido: o que você precisa saber sobre o material

Como dissemos anteriormente, o PVC expandido é versátil e pode ser utilizado nas mais variadas aplicações. 

Sua comercialização é feita em chapas brancas de diferentes espessuras e o material pode ser personalizado e moldado para se adequar ainda melhor ao projeto em que será utilizado. 

Para se ter uma ideia da variedade de situações nas quais é possível utilizar o PVC expandido, podemos citar algumas delas a seguir:

  • Confecção de placas de sinalização interna e externa;
  • Criação de fachadas de estabelecimentos comerciais;
  • Montagem de displays de produtos em geral e painéis decorativos;
  • Montagem de pontos de venda e elaboração de materiais de divulgação;
  • Confecção de brindes;
  • Fabricação de móveis e peças de decoração;
  • Instalação de isolamento térmico, acústico e de forros em geral;
  • Entre outras.

Toda essa variedade se torna possível porque o PVC expandido pode passar por processos que tornam o material adequado a diferentes utilizações, sem que haja nenhum tipo de dano à sua estrutura ou comprometimento de sua vida útil.

São exemplos desses processos a impressão – serigrafia, UV, etc -, cortes, perfurações, moldagem, colagem, e muitos mais. 

Vantagens

Além da variedade de aplicações e da leveza das chapas, citadas anteriormente, vale lembrar que o PVC expandido oferece outros benefícios incríveis para quem opta por sua utilização.

Para começar a elencar todas essas vantagens, podemos citar sua facilidade de instalação.

A montagem de estruturas de PVC expandido é muito simples e consiste, basicamente, no encaixe das placas e colagem com adesivos ou colas específicos para o material. 

Isso faz com que o processo seja muito prático e limpo, o que ajuda a reduzir tanto o tempo, quanto o gasto com recursos financeiros empregados na instalação. 

Por serem resistentes ao impacto e a agentes externos, como umidade, por exemplo, as chapas de PVC expandido costumam durar por muitos anos, conservando suas características originais. 

Com isso, você raramente precisará se preocupar com trocas e reparos de placas danificadas, o que representa uma economia relevante no longo prazo. 

Para conservar as chapas por mais tempo, basta atentar-se à limpeza periódica das peças, que deve ser feita com um pano seco para a retirada do acúmulo de poeira e com água e sabão neutro no caso de sujeiras mais persistentes. 

Vale lembrar que o material é auto extinguível, ou seja, não propaga chamas em caso de incêndio, sendo assim muito seguro.

O PVC expandido também é altamente sustentável, uma vez que é 100% reciclável e produz poucos resíduos em sua manutenção e instalação.

Além disso, apenas 30% da composição do material advém de compostos obtidos a partir do eteno, que é um material fóssil. A maior parte (70%) é obtida a partir da eletrólise do sal marinho, recurso totalmente renovável. 

Onde adquirir chapas de PVC expandido?

Agora que você já sabe de todas as vantagens do PVC expandido, que tal adquirir o material e utilizá-lo em seu projeto?

Para isso, você precisará contar com um fornecedor de qualidade e confiança, como a Actos, que tem unidades estrategicamente localizadas para prestar sempre o melhor atendimento.

Portanto, se você procura por PVC expandido em Ribeirão Preto e região e em estados do Brasil como o Rio Grande do Sul, Pernambuco e muitos mais, conte com as nossas seis filiais!

Em nosso site você pode conferir a localização de cada uma de nossas dez filiais e escolher aquela que está mais próxima de você para adquirir o que há de melhor no universo dos termoplásticos e dos materiais para comunicação visual. Solicite seu orçamento e comprove todas as vantagens que só uma empresa pioneira é capaz de oferecer. Venha para a Actos, ficaremos felizes em atendê-lo!

Close