Written by 5:44 pm Arquitetura & Construção Civil, Comunicação Visual, Fique por Dentro

Cobertura em policarbonato: 5 dicas para um projeto inovador

telhado de policarbonato

A cobertura em policarbonato se tornou popular na construção civil e em projetos de arquitetura. O produto oferece diversas vantagens, seja para proteger ambientes de chuva, vento e sol, seja para permitir a entrada de luz natural e servir como elemento decorativo.

Além disso, a cobertura de policarbonato é versátil e funcional, pois possui diversas possibilidades de aplicação. Ela pode ser empregada em áreas de lazer, corredores, piscinas, garagens e muito mais. Sendo assim, confira ideias de onde instalar e qual tipo usar!

O que é cobertura de policarbonato?

O policarbonato é um tipo de termoplástico constituído por polímeros e partículas de carbono. Esses componentes garantem uma cobertura altamente resistente, durável e, principalmente, intensifica a entrada de iluminação natural onde é instalado. 

Em geral, existem três tipos de coberturas em policarbonato mais empregadas: policarbonato compacto, alveolar e policarbonato corrugado (telha). O primeiro se destaca por ser leve, resistente a impactos e ter ótima qualidade óptica.

O policarbonato alveolar (Twall) é visualmente semelhante a um vidro canelado, porém, mais forte e leve. Agora, o policarbonato corrugado é uma excelente opção de telha clara resistente ao amarelamento, muito usada, especialmente em residências.

Cobertura em policarbonato: une beleza e conforto

A cobertura em policarbonato, além de ser funcional, segura e ter um ótimo custo-benefício, deixa o ambiente bonito, refinado e aconchegante. Então, confira ideias de onde aplicar o material e já pense no seu projeto:

  1. Cobertura para lounges 

O lounge é conhecido como um cantinho aconchegante e agradável para relaxar. Ele pode ser projetado em espaços residenciais ou comerciais, como hotéis, aeroportos e restaurantes. 

Então, se o projeto for ao ar livre, a cobertura em policarbonato pode ser instalada para proteger o ambiente da chuva e deixar a área mais clara. Como a placa é transparente, ainda é possível combiná-la facilmente com móveis, objetos e outros elementos decorativos. 

Além disso, o material permite a entrada de luminosidade. Inclusive, você pode montar um jardim de inverno para trazer um pouco de natureza a esse espaço. Assim, o ambiente fica bonito, acolhedor e aconchegante.

  1. Cobertura para garagens

A telha de policarbonato é uma ótima forma de proteger o seu carro do sol e da chuva sem comprometer a iluminação natural do ambiente. Você pode instalar o material com estruturas, como alumínio ou madeira para combinar com os demais elementos da casa. 

O policarbonato compacto, por exemplo, é altamente resistente, sendo muito aplicado para essa finalidade. Ainda, ele confere um visual bonito, moderno e agradável à área. Dessa forma, você une o útil ao agradável, fazendo um projeto que garante segurança e combine com o estilo de arquitetura do local.

  1. Cobertura para corredores e jardins de inverno 

A cobertura com policarbonato é muito utilizada em jardins de inverno. Isso porque as plantas precisam ser protegidas em lugares onde o frio é intenso. Além disso, elas necessitam receber a quantidade de luz adequada para se desenvolverem e crescerem saudáveis. 

O material ainda é uma excelente alternativa para deixar o ambiente agradável, aconchegante e equilibrar o conforto térmico. Já em corredores, a cobertura retrátil em policarbonato é bastante funcional.

O sistema de recolhimento pode ser motorizado ou manual: o primeiro é parecido com a estrutura do motor utilizado em portões automáticos e funciona com controle remoto. Assim, você pode controlar a entrada de luminosidade natural e proteger o espaço contra intempéries com muita sofisticação e modernidade.

  1. Toldos para varandas e áreas de lazer

As chapas de policarbonato são muito aplicadas em projetos que visam aumentar o contato com a natureza. Desse modo, arquitetos e paisagistas indicam instalar o toldo fabricado com esse material em ambientes externos, como varandas e áreas de lazer. 

Além disso, a chapa possui proteção UV. Por isso, também é recomendado aplicá-la em áreas como piscinas, espaços gourmet, churrasqueiras, entre outros. Assim, você pode relaxar e curtir momentos com amigos e familiares com segurança e conforto. 

A cobertura em policarbonato é muito empregada em varandas, pois garante até 90% de transparência e lembra a beleza e sofisticação do vidro. Outra forma de aplicar o toldo é em janelas para controlar a luz no ambiente e protegê-las da chuva.

  1. Cobertura em estação de ônibus e aeroportos 

Atualmente, muito se fala em sustentabilidade, não é mesmo? Por isso, o segmento de construção civil e arquitetura está focando em projetos sustentáveis. Nesse sentido, a cobertura em policarbonato contribui para economizar energia elétrica. 

Isso porque, como dito, é um material transparente que possibilita a entrada de luz natural e deixa a área esteticamente agradável. Por essa razão, esse tipo de cobertura é comumente instalada em estações de ônibus, metrô, aeroportos e passarelas.

Actos: solução em coberturas e fachadas de alta qualidade

A Actos é referência no mercado de coberturas e fachadas e oferece o melhor em chapas de policarbonato e ACM. Além disso, aqui, você encontra acessórios, como parafusos autobrocantes e autoatarraxantes para fixar o material de forma segura.

Ainda atendemos inúmeras vertentes no segmento da indústria e comunicação visual. São diversos produtos, como fitas, sprays adesivos, plásticos bolha, vinis e muito mais para atender às suas necessidades. Navegue pelo nosso site e faça o seu orçamento!

Close