Written by 4:50 pm Arquitetura & Construção Civil

Entenda tudo sobre telha policarbonato transparente

telhado com telha de policarbonato transparente

Se você está procurando uma solução de cobertura que una eficiência, durabilidade e beleza, a telha policarbonato transparente pode ser a escolha ideal para o seu projeto. Essas telhas, feitas de um material plástico de alta resistência, estão ganhando cada vez mais popularidade na construção civil e no design arquitetônico.

Neste artigo, exploraremos as características, vantagens e principais aplicações desse material inovador. Assim, você toma decisões informadas sobre como usar as telhas de policarbonato transparente em seu próximo projeto de construção ou renovação. Siga a leitura para conferir!

O que é o policarbonato? Entenda mais sobre este material

O policarbonato é um tipo de polímero. Ou seja, é um material derivado de resinas de carbono, do mesmo grupo dos plásticos, mas que conta com um resultado final diferente e tem aplicações variadas.

É um material moldável, disponível em diversas cores, transparente e com propriedades termoplásticas. Em sua forma lisa, ele se parece com o vidro, mas tem benefícios diferenciados que poucos outros materiais podem oferecer. Entre elas, pode-se citar ótima transmissão de luz e resistência a altas e baixas temperaturas.

Além da grande resistência a impactos, proteção contra raios ultravioleta e praticidade, esse material ainda é muito versátil, pois amolece quando aquecido e endurece quando resfriado. Assim, ele pode ser moldado em diferentes formatos de telha transparente, incluindo liso ou curvo.

Principais vantagens das telhas de policarbonato transparente

A telha de policarbonato tem maior resistência a impactos. Por isso, ela é ideal para aplicação em telhados, visto que pode aguentar grandes eventos climáticos como vendavais e tempestades sem maiores problemas.

Além da resistência à abrasão, as telhas são pouco inflamáveis, suportam grande variação de temperatura e proporcionam conforto térmico. Ou seja, dentro do local em que as telhas são instaladas, o ambiente fica ameno – nem muito quente ou frio.

O telhado de policarbonato, por exemplo, é um produto com tratamento anti-UV e alta transparência, deixando os ambientes externos mais bonitos e modernos. As telhas ainda são leves, o que facilita a instalação do material. Basicamente, as principais características dela são:

  • espessura fina;
  • peso leve para transporte e instalação;
  • forte apelo visual;
  • ótima transmissão de luz natural;
  • solução econômica e eficiente para coberturas;
  • resistência à intempérie;
  • vida útil longa.

Como funciona a manutenção da telha?

As coberturas de policarbonato têm baixa manutenção, ou seja, a textura e o brilho do material permanecem ideais sem necessidade de muito trabalho. Para manter a telha em ótimas condições, é preciso realizar uma limpeza simples e regular para remover a sujeira acumulada.

O recomendado é usar apenas água e sabão neutro na limpeza. É importante lembrar que a manutenção não deve ser feita com produtos de limpeza abrasivos, como aqueles à base de solventes ou amoníaco, pois podem causar rachaduras ou danos às telhas.

Modelos de telhas de policarbonato e suas aplicações

As telhas de policarbonato são excelentes para diversos ambientes e coberturas em geral. É possível encontrá-las em cores, moldes e estilos diferentes, como a telha policarbonato fumê – um dos estilos mais procurados atualmente.

Os diferentes tipos de formatos, como a telha de policarbonato lisa ou greca, atendem a necessidades e preferências distintas. Assim, garantem um mar de possibilidades aos consumidores finais e às construtoras que utilizam esse material em seus projetos.

A telha policarbonato transparente pode ser usada em diversos ambientes internos e externos que querem segurança, resistência, iluminação e beleza em um só material. Suas principais aplicações em ambientes comerciais são:

  • coberturas de piscinas;
  • galpões industriais;
  • claraboias;
  • estufas;
  • lanternins;
  • jardins de inverno;
  • pergolados;
  • sheds;
  • toldos;
  • gazebos;
  • garagens;
  • janelas;
  • fechamentos laterais.

Dicas para escolher as telhas de policarbonato

Com tantas opções, existe um modelo ideal para atender às necessidades do seu projeto comercial. Para isso, é fundamental levar em consideração alguns aspectos sobre as chapas de policarbonato.

Primeiro, leve em conta a finalidade do projeto. Avalie se a telha policarbonato transparente será utilizada em um ambiente interno ou externo, se precisa ser fixa ou retrátil e se deve proporcionar iluminação natural, além da proteção.

Depois, considere a resistência. O policarbonato é um material resistente. Logo, é ideal para lidar com impactos, raios UV e condições climáticas adversas que possam afetar a área onde será instalado.

Também é importante escolher o modelo adequado. Analise as diferentes opções de telha policarbonato transparente disponíveis, considerando suas características específicas, e opte pelo melhor tipo para o seu projeto. Escolha a textura e o modelo do policarbonato que melhor se encaixem.

Por fim, lembre-se de verificar a estrutura de sustentação. Garanta que a estrutura seja capaz de suportar o peso e as dimensões da cobertura de policarbonato que será instalada.

Conheça as telhas de policarbonato da Actos

Agora que você tem todas as instruções adequadas, você estará apto a selecionar a telha policarbonato transparente ideal para a sua empresa. Chegou a hora de desfrutar plenamente dos benefícios que esse material oferece.

O último passo, é claro, envolve adquirir o material com um fornecedor de qualidade. A Actos trabalha com os principais tipos de telhados e coberturas de policarbonato, que embelezam e protegem coberturas no Brasil inteiro. Então, entre em contato conosco e receba um orçamento da nossa equipe.

Last modified: 17 de outubro de 2023
Close