É comum que as pessoas tenham dúvidas sobre qual material usar em seus projetos. São tantas opções diferentes que realmente fica difícil escolher. Quando o assunto são coberturas e fachadas translúcidas, a principal pergunta é: melhor usar vidros ou policarbonato?
Por serem semelhantes, ambos os materiais são boas opções, embora cada um tenha características e benefícios diferentes.
O ideal é entender os diferenciais do vidro e policarbonato para saber qual o mais indicado para seu projeto.
As coberturas não servem somente para aprimorar a decoração. São essenciais para proteger ambientes e móveis de chuvas e raios solares, além de proporcionar mais conforto térmico, acústico e muito mais.
Existem coberturas coloridas, com texturas ou transparentes – que são as mais famosas. Isso porque além de todos os outros benefícios, as coberturas transparentes permitem que a luz entre no ambiente, deixando-o mais confortável, iluminado e agradável durante os dias.
Durante o projeto desses itens, é comum que as pessoas pensem imediatamente nos vidros. Mas será que são as opções mais adequadas? Será que são as únicas que garantem benefícios? O mercado oferece diversos materiais tão bons quanto, ou até mesmo melhores para coberturas.
É o caso do policarbonato, um material resistente, transparente e muito vantajoso.
Conheça-o melhor para avaliar qual a alternativa mais indicada para seu projeto. Confira também algumas características dos vidros para entender se é ou não o material ideal. Acompanhe!
Vidro ou policarbonato: qual escolher?
Vale ressaltar que as coberturas podem ser usadas em garagens, sacadas, áreas externas com piscinas, terraços, pergolados, jardins de inverno ou qualquer outro ambiente que exija alguma cobertura – mesmo que parcial (como passagens, corredores, entre outros).
Para todos esses ambientes, é possível usar tanto o vidro quanto o policarbonato e terá bons resultados. Então, vamos às características de cada material para escolher o que mais te agrada.
Características do vidro
O vidro é um dos mais conhecidos e procurados no mercado. É uma excelente opção e muito bonita também. Porém, tem maior peso – o que exige uma estrutura de apoio mais reforçada para suportá-lo.
Tem outras vantagens? Claro que tem: boa durabilidade, resistência à abrasão e facilidade na hora da limpeza.
Ainda que proporcione esses benefícios, o vidro é muito frágil. Por esse motivo costuma ser mais caro. Inclusive, essa característica faz com que seu transporte também seja mais delicado para evitar imprevistos durante o caminho.
Quem opta por realizar projetos com vidro, tem diferentes opções de material. É possível encontrar vidros fumê, verde, foscos, translúcidos e outros.
Características do policarbonato
Já o policarbonato é uma opção menos conhecida que ainda está se popularizando – até porque apareceu no mercado muito depois dos vidros.
O vidro foi inventado a mais de 7 mil anos atrás, enquanto o policarbonato só foi aparecer durante a Segunda Guerra Mundial.
O policarbonato é um tipo de polímero. Isso é, um material criado a partir de resinas de carbono. É do mesmo grupo dos plásticos, mas com resultados e aplicações diferentes.
É um material moldável (quando exposto a altas temperaturas), incolor, transparente e tem propriedades termoplásticas. Em razão da última característica citada, é possível encontrar chapas, telhas e outros itens feitos com policarbonato.
Ainda que pareça muito com o vidro quando está em sua forma lisa, os materiais em policarbonato são cerca de 250 vezes mais resistentes.
Essa opção também apresenta diversos benefícios como alta resistência, boa durabilidade e praticidade (principalmente quando se trata do transporte, instalação e manutenção do material).
E tem mais! Esses materiais são mais translúcidos do que vidros e contam com proteção contra raios ultravioleta – o que torna o policarbonato uma ótima alternativa para tornar o local mais seguro e confortável. Por isso é o material ideal para jardins internos (de inverno), já que é capaz de proteger as plantas e flores do local.
Tendo essas informações, fica fácil de perceber que projetos com policarbonato proporcionam conforto térmico e acústico dos ambientes.
As chapas de policarbonato podem ser encontradas em diversas cores – como as translúcidas, verdes, azuis, amarelas e muitas outras possibilidades. Isso nos leva a mais um ponto positivo que não poderia ser esquecido: é versátil!
Como saber quando usar policarbonato?
Acreditamos que o policarbonato é o material ideal para dezenas de projetos e asseguramos a sua qualidade em proporcionar todos os benefícios mencionados.
Ainda assim, aconselhamos que você consulte seu arquiteto ou designer quando antes de tomar sua decisão final.
Tendo o sinal verde do profissional escolhido para conduzir o seu novo projeto, chega o momento de procurar um fornecedor de confiança!
Onde encontrar?
Existem diversas empresas que oferecem os mais variados tipos deste material. Contudo, o ideal é comprar em lojas e distribuidoras realmente confiáveis para usufruir de todos benefícios com segurança. Ou seja, somente produtos qualificados realmente garantem tudo que apresentamos.
Policarbonato é na Actos!
Como dissemos, o ideal é contar com empresas distribuidoras das chapas de policarbonato de confiança. A Actos que atua desde 1997 na distribuição de produtos semi-acabados e acabados (como chapas termoplásticas de policarbonato compacto, telhas de policarbonato, policarbonato alveolar, acrílico, PVC, PS, PSAI, PETG, entre outros).
Ou seja, temos a variedade e confiança que você precisa para seus projetos! Nossa empresa é certificada ISO 9001 – Bureau Veritas. Além de produtos de qualidade, oferecemos um atendimento personalizado acompanhado por profissionais especializados que estão dispostos a tirar suas dúvidas e encontrar a melhor solução para sua obra.
Entre em contato! Tire suas dúvidas e adquira o material ideal para seus projetos.