Written by 11:03 am Arquitetura & Construção Civil

Entenda mais sobre placa de policarbonato para cobertura

chapa de policarbonato

Está procurando saber mais sobre placa de policarbonato para cobertura? Então, chegou no conteúdo certo! Neste artigo, vamos falar sobre as principais aplicações e vantagens desse tipo de material, muito indicado para projetos de coberturas em geral, como garagens, estacionamentos, áreas de lazer, portarias e outros.

Leia este artigo até o final para saber tudo sobre esse termoplástico de alta qualidade. Aqui, você vai descobrir se ele é um bom material para coberturas e qual tipo de policarbonato é mais adequado para o projeto da sua empresa.

Placas de policarbonato: o que são?

O policarbonato é um termoplástico sólido de alta qualidade amplamente disponível no mercado. Com propriedades excepcionais, ele pode ser usado em diversas aplicações e diferentes setores, especialmente no caso das placas de policarbonato para cobertura.

Sua leveza, resistência a impacto e qualidade óptica são características altamente valorizadas na indústria da construção. Isso torna a chapa de policarbonato uma excelente alternativa ao vidro em projetos de coberturas que requerem iluminação natural.

Para uso em coberturas, a placa de policarbonato pode ser produzida nas espessuras de 3 mm a 10 mm, com exceção das telhas, que são espessuras menores. A seguir, vamos ver mais sobre as vantagens desse material e os tipos de policarbonato mais indicados para cada área.

Vantagens do policarbonato para coberturas

O policarbonato é um material que oferece várias vantagens. Por ser uma placa de policarbonato transparente ou translúcida, ela permite a entrada de luz natural enquanto oferece alta resistência. Isso ajuda a proteger pessoas, objetos e veículos embaixo de coberturas.

Por ser mais leve que o vidro, o processo de instalação fica mais simples e pesa menos sobre a estrutura da garagem. O policarbonato é durável e não se deteriora com o tempo. Ainda, pode ser moldado em vários formatos e está disponível em diferentes acabamentos. Resumindo, as vantagens da placa de policarbonato para cobertura são:

  • ótima transmissão de luz;
  • material leve;
  • alta resistência a impacto;
  • curvatura a frio;
  • resistência a alta e baixa temperaturas (não propaga chamas);
  • rápida instalação e economia na estrutura.

Desvantagens

As muitas vantagens da cobertura em policarbonato fazem com que ela seja frequentemente usada em vários projetos. No entanto, ela também apresenta algumas desvantagens que devem ser consideradas.

O policarbonato, especialmente de alta qualidade e com propriedades especiais, pode ser um pouco mais caro que outros materiais de cobertura, como o metal. Outro ponto negativo é que o policarbonato pode ter isolamento térmico e sonoro inferiores.

Tipos indicados para cada área de cobertura

Sendo assim, é importante selecionar o tipo correto de policarbonato para atender às necessidades específicas da sua cobertura. Qual o tipo mais indicado para cada área, como garagens, áreas de lazer e portarias?

Policarbonato compacto

O policarbonato compacto, um termoplástico maciço, é um dos tipos mais nobres disponibilizados no mercado. Com tamanhos, espessuras, tonalidades, larguras e comprimentos diferentes, ele pode ser utilizado em diversos momentos e com variadas funções.

As chapas de policarbonato oferecem inúmeras possibilidades de aplicação. Alguns exemplos são: claraboias, coberturas em geral, domos, enclausuramento e proteção de máquinas, escudos antitumulto, viseiras de capacete, fechamentos laterais, pergolados e toldos.

Policarbonato alveolar

Já o policarbonato Twall (alveolar) é um chapa leve e de bom custo-benefício que pode ser aplicada não apenas em telhados e coberturas, mas também em diversas outras situações. Ele é ideal para ser instalado em espaços de piscina, tanto em coberturas quanto em claraboias.

Além disso, estufas e fechamentos verticais são locais ideais para o emprego desse material. A lista de possibilidades abrange forros, gazebos, jardins de inverno, pergolados, toldos e passarelas.

Telha de policarbonato

Por fim, placas de policarbonato para cobertura na versão corrugada, também conhecidas como telhas, são caracterizadas pela finura e por apresentarem um apelo visual marcante. Devido à sua menor espessura, elas se revelam uma opção econômica e eficaz para aplicações ao ar livre.

A telha encontra aplicação em diversas coberturas que demandam a entrada de luz natural, mantendo a estética do ambiente intacta. Geralmente é empregada em locais como garagens, corredores, coberturas de piscinas, jardins de inverno, pergolados, estufas, toldos, gazebos, sheds, lanternins e outros.

Como funciona a manutenção e limpeza?

A placa de policarbonato para cobertura é um material fácil de preservar e limpar. Geralmente, é necessária pouca manutenção, apenas limpeza periódica para remover sujeira e detritos.

Sendo assim, para limpeza leve, recomenda-se a utilização de detergente neutro e esponja macia ou pano 100% algodão. Já para sujeira mais pesada, deve-se usar álcool isopropílico.

Placa de policarbonato para cobertura é com a Actos

Agora que você está mais familiarizado com a placa de policarbonato para cobertura, ficou mais fácil escolher o tipo que melhor se adapta ao seu projeto, atendendo às suas expectativas e necessidades. Para ter a certeza de adquirir o material de maior qualidade, conte com a Actos!

A Actos oferece suporte, tranquilidade e confiabilidade na venda de placas de policarbonato, simplificando o atendimento, agilizando a entrega e oferecendo a melhor relação custo-benefício para seus clientes. Aproveite a oportunidade e peça um orçamento para a nossa equipe.

Close