Policarbonato é um dos principais polímeros do mercado, junto com o Poliamida (PA) e Poliacetal (POM). É um termoplástico obtido por meio da polimerização, processo em que pequenas moléculas são ligadas para formar macromoléculas – também conhecidas como polímeros.
Esse material é produzido por resinas de carbono, resultado de uma reação entre bisfenol e gás fosgênio. Na sua composição, há anéis aromáticos na cadeia principal da molécula que o tornam um material rígido e amorfo (sem forma).
Por mais que pareça difícil, entender a composição deste material é importante para compreender suas vantagens e aplicações. O policarbonato se parece muito com o vidro quando em chapas lisas.
No entanto, são mais resistentes e transparentes do que esse produto. O fato é que o policarbonato está se popularizando no mercado e cada vez mais projetos utilizam esse material.
Este sucesso se dá pelos diversos benefícios que o policarbonato oferece aos ambientes. Além de ser versátil, possibilitando uma ampla gama de aplicações, como em telhas, chapas e outras formas.
O PC, como também é chamado, pode ser encontrado em diferentes cores, pela sua própria composição – desde as translúcidas, até as opacas sólidas. A qualidade estética deste material tem um nível elevado, ainda mais quando comparadas a outras do polímeros de engenharia.
Muitos vão procurar por este material no mercado e encontram dois principais tipos de policarbonato, o compacto e o alveolar. Saber a diferença entre eles é fundamental para conseguir projetos de alta qualidade.
A seguir, saiba mais sobre o policarbonato, quais os diferenciais entre os principais tipos desse material e suas aplicações. Também abordaremos outros modelos de policarbonato disponíveis na Actos.
Acompanhe.
Confira tudo que precisa saber sobre este material
O policarbonato foi produzido pela primeira vez entre os anos de 1898 e 1930. No entanto, ele não foi comercializado, dado que apresentavam alguns problemas, como a alta sensibilidade à degradação pela água.
Em 1956 a Bayer desenvolveu uma resina termorrígida parecida, só que sem os problemas citados. Em 1958, a marca começou a comercializar o policarbonato. Desde então, o produto foi evoluindo e ganhando diversas aplicações.
Hoje em dia, são usados em projetos de prefeituras, como em pontos de ônibus e metrô, por exemplo. Também são encontradas em projetos de casas, condomínios e estádios de futebol, jardins, em pergolados, áreas gourmets, corredores, terraços e diversos outros espaços.
Também é um produto forte no segmento automotivo e industrial, usado em telas de proteção e até mesmo nas janelas dos automóveis. Como mencionamos, é um produto extremamente versátil, podendo ser ótimos substitutos para portas, divisórias de ambientes, toldos, coberturas e outras soluções.
Entre os principais benefícios deste material estão a resistência, baixa absorção a umidade, é econômico, proporciona conforto térmico e acústico aos ambientes, é resistente à chamas em casos de incêndios, tem alta durabilidade (cerca de 5 anos) e ótima qualidade estética.
Outra característica muito interessante é: este material não exige muitas manutenções. Continue acompanhando e conheça as diferenças entre os tipos de policarbonato para entender qual é o melhor para o seu projeto.
Policarbonato compacto e alveolar: quais as diferenças?
Esses dois modelos são os mais conhecidos de policarbonato – embora não sejam os únicos. O policarbonato compacto é o mais nobre encontrado no mercado. É um produto leve, resistente e com ótima qualidade óptica.
Este material é o que mais substitui o vidro, pois proporciona uma alta iluminação natural. São utilizados em coberturas, piscinas, clarabóias, displays, domus, no enclausuramento e proteção de máquinas, escudos anti-tumulto, viseiras de capacete e muito mais.
Já o policarbonato alveolar tem cavidades ocas, o que o torna a opção mais leve deste material. É resistente, tem tratamento UV para garantir maior vida útil e proporciona boa luminosidade aos ambientes.
O seu benefício mais atraente é a economia. A chapa de policarbonato alveolar é a mais acessível do mercado e pode ser usada em diversos tipos de projetos, como em divisórias, domus, estufas, fechamentos verticais, forros, gazebos, jardim de inverno, passarelas, pergolados e toldos.
Ambas as alternativas são boas, mas elas apresentam algumas características diferentes. Por isso, a escolha de qual material usar deve seguir as prioridades e necessidades de cada projeto.
Embora estes sejam os mais conhecidos, ainda há outros modelos de policarbonato. Confira!
Policarbonato corrugado e prismático
Na Actos, oferecemos mais dois tipos de policarbonato, que é o corrugado e o prismático. Estes modelos são menos conhecidos no mercado, mas igualmente vantajosos para determinados projetos.
As chapas de policarbonato corrugado são mais finas que os demais tipos e seu principal diferencial é o apelo visual. A beleza desse material é indiscutível e por ser mais fino, também tem um ótimo custo-benefício.
Essas chapas contam com tratamento UV em uma das faces, tem alta durabilidade e podem ser usadas em gazebos, garagens, jardins internos, toldos, pergolados, estufas e muito mais.
Já o policarbonato prismático conta com prismas em um dos lados da chapa. Com essa característica, esse tipo de chapa é excelente para projetos que têm como prioridade transmitir e difundir a luz – é o melhor material para aproveitar a luz natural!
Também é leve, resistente a intempéries e com excelente qualidade estética. É utilizado principalmente em coberturas e domus.
Chapas de policarbonato estão na Actos
A Actos é referência na distribuição e comercialização de chapas termoplásticas no Brasil. Oferecemos os mais diversos modelos de policarbonato para nossos clientes, incluindo as telhas desse material.
Compre com a gente. Contamos com entrega rápida, segura e um excelente atendimento para tirar suas dúvidas. Acesse nosso site ou entre em contato agora mesmo!