Written by 10:00 am Indústria

Saiba como criar fachadas comerciais modernas

Fachadas comerciais: entenda como fazer uma moderna sem gastar muito

Para todo e qualquer negócio, a fachada é um fator importante. Afinal, ela atua como o cartão de visita da empresa, sendo o primeiro ponto de comunicação com o cliente nas ruas. Acompanhadas de uma boa composição de vitrine, as fachadas chamam a atenção do público. Mas como fazer fachadas comerciais modernas?

Basicamente, instalar uma fachada moderna cria maior impacto visual, ajudando a atrair mais pessoas interessadas em seu produto ou serviço. Abaixo, a Actos vai explicar como fazer isso da forma mais eficiente. Confira!

Principais características de fachadas comerciais

O ponto principal das fachadas comerciais é atuar como o primeiro contato entre a marca e o cliente. Como face do negócio, ela é a primeira peça de comunicação que o consumidor analisa antes de entrar no comércio. Sendo assim, as fachadas devem ter a identidade visual da empresa e transmitir exatamente o que o local oferece.

Assim, as fachadas têm o poder de atrair ou afastar clientes. Resumidamente, elas devem comunicar o que é a empresa, estar de acordo com a identidade visual da marca, transmitir uma noção dos produtos ou serviços oferecidos e chamar a atenção do público.

Por que investir em fachadas comerciais?

Uma pesquisa encomendada pela Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos e Serviços para o Varejo (Abiesv) mostrou como, no dia a dia, as fachadas influenciam na tomada de decisões das pessoas.

Para 63% dos participantes do estudo, a entrada é fundamental para identificar o comércio em meio a tantos outros. Já 59% das pessoas avaliam, ao olhar para as fachadas, se o estabelecimento é ou não confiável, se os produtos são de qualidade ou se os itens combinam com seu gosto pessoal.

Mas não é só isso. Entre todos os entrevistados, 57% indicaram que a fachada é o fator mais importante na hora de decidir se vão entrar ou não em uma loja pela primeira vez. Dessa forma, as fachadas comerciais modernas geram valor para a marca, diferenciando-a dos seus concorrentes de mercado.

Material para fachadas comerciais modernas

Existem diferentes tipos de fachadas comerciais. A diferença entre elas é o material utilizado nas placas e letreiros – ele é justamente o segredo por trás das fachadas bonitas e com ótimo custo-benefício. Os mais comuns são o ACM, o acrílico e o policarbonato.

ACM (Aluminium Composite Material)

O ACM é o material mais recomendado para fachadas modernas. Também conhecido como aluminium composite material, é um revestimento em alumínio pintado ou anodizado.

Composto por um material com duas chapas de alumínio e um núcleo termoplástico de polietileno de baixa densidade, o ACM é conhecido por ser resistente, bonito e ter um excelente custo-benefício, além de ser reciclável, leve e de fácil instalação. Outro benefício é o amortecimento acústico, impedindo que os barulhos externos atrapalhem o dia a dia do comerciante.

Como a fachada fica exposta a ações climáticas e todo tipo de ocorrência, ela deve ser resistente à corrosão. Com o ACM, o empreendedor tem menos transtornos com consertos, novas pinturas e até mesmo reformas.

Como criar fachadas comerciais modernas?

Para as empresas que desejam fachadas comerciais modernas, uma dica é investir em placas de ACM e letreiros minimalistas. As cores cinza, branco, rosa millennial e preto, além dos tons terrosos, por exemplo, são ótimas opções. Contudo, lembre-se de sempre seguir a paleta da identidade visual da marca.

Todo esse conjunto de cores, logomarca, material e estrutura da fachada passa uma mensagem. Por exemplo, se ela está organizada, tem um design minimalista e moderno e conta um logo chamativo e bonito, o consumidor terá uma impressão positiva.

4 dicas para melhorar sua fachada comercial

Para criar fachadas comerciais modernas, a Actos separou quatro dicas essenciais! Elas vão ajudar você a chamar a atenção do público, conseguir mais clientes e gerar mais lucro. Veja só:

1. Leitura

Confira se é possível ler a sua fachada do outro lado da rua, por exemplo. Avalie a leitura da placa e do letreiro por vários ângulos para se certificar de que os clientes conseguem identificar o seu negócio mesmo de longe.

2. Limpeza

Informações demais podem dificultar a compreensão dos clientes. Em geral, um modelo de fachada com informações simples e claras é mais eficaz. Além disso, ela deve estar higienizada e sem defeitos estruturais para passar uma boa impressão do negócio.

3. Posição

Avalie a posição da fachada. A altura, por exemplo, tem que ser adequada para quem transita a pé, de bicicleta, carro ou ônibus. Também é necessário conseguir ler a placa por diferentes ângulos.

4. Informações

Por fim, quais informações colocar na fachada da loja? Em geral, usa-se a logomarca, acompanhada do telefone fixo ou WhatsApp. Você pode usar o nome do seu ramo (por exemplo, papelaria), caso ele não conste na logomarca, ou até mesmo incluir uma breve lista dos serviços ou produtos que você oferece.

Crie uma fachada comercial moderna com a Actos

Agora que você sabe qual é o melhor material para esse tipo de produção, veja onde comprá-lo com confiança. Na Actos, referência nacional na comercialização de chapas termoplásticas, como o ACM, você encontra fachadas de lojas comerciais modernas e de qualidade.

A Actos faz entregas para todo o Brasil, sempre priorizando agilidade, confiança e excelente custo-benefício dos produtos. Entre em contato com nossos especialistas para saber mais!

Close