Muitos não sabem, mas existem algumas cores que chamam atenção e influenciam na percepção e decisão das pessoas. Esse fenômeno se deve ao poder das cores como elementos influentes na comunicação visual.
Portanto, é essencial escolher adequadamente as cores que chamam atenção para produtos, sites e campanhas de marketing, aplicando-as de maneira estratégica. Quer saber como fazer isso? Continuei a leitura do texto!
A influência das cores
De acordo com um levantamento da Quick Sprout, plataforma de marketing e análises, 92,6% das pessoas afirmam que as cores são o principal fator que afeta a decisão de compra. Elas estão acima até mesmo de características como sabor e cheiro.
Outro dado reforça ainda mais a importância da escolha adequada de cores na comunicação visual: esse elemento pode aumentar o reconhecimento da marca em até 80%.
Além disso, as cores influenciam na percepção de espaço, alterando características como tamanho, profundidade, temperatura e luminosidade. Esse fator deve ser considerado na hora de desenvolver um projeto de comunicação visual interna nas empresas.
Imagine uma sala de reuniões com tons suaves de verde e branco nas paredes; isso transmite uma sensação de amplitude e um ambiente claro, propício para estimular a criatividade e a colaboração. Já o uso de tons mais escuros, como cinza e azul-marinho, criam uma atmosfera mais formal e centrada.
O que é a psicologia das cores
Existe um estudo chamado de psicologia das cores, dedicado a compreender as interações entre as cores e o comportamento humano. Ele analisa os efeitos que elas provocam em emoções, sentimentos e desejos.
Segundo esse estudo, cores quentes, como amarelo, laranja e vermelho, transmitem uma sensação de energia, atividade e entusiasmo. Já cores frias, como azul, verde e roxo, estão associadas a racionalidade, tranquilidade e profissionalismo.
Assim, dominar o uso adequado de cores é essencial para uma marca se comunicar com seu público. As empresas com conhecimento no uso estratégico de cores para negócios conseguem atingir seus objetivos mais facilmente.
Significado das cores
Cores que chamam atenção, no geral, possuem associações culturais, emocionais e sociais. Abaixo, trouxemos alguns dos significados mais comuns no contexto de marketing e vendas:
- vermelho: paixão, energia, perigo e amor;
- rosa: inocência, romantismo e felicidade;
- amarelo: alegria, otimismo e sabedoria;
- laranja: energia, jovialidade e equilíbrio;
- verde: harmonia, natureza e boa sorte;
- azul: conquista, confiança e limpeza;
- roxo: bem-estar, nobreza e sabedoria;
- marrom: estabilidade, sofisticação e conforto;
- preto: sofisticação, mistério e formalidade;
- branco: pureza, paz e simplicidade;
- cinza: glamour, equilíbrio e tecnologia;
- dourado: riqueza, extravagância e prosperidade.
Cores que chamam atenção em cada segmento
A escolha das cores que chamam mais atenção pode variar conforme o segmento do negócio, pois cada uma delas tem nuances específicas que devem ser consideradas. Saiba mais abaixo:
Alimentação
As cores mais adequadas para empresas do setor de alimentos, como restaurantes, pizzarias, e mercados, são as que remetem à fome e à saúde. Consumidores compulsivos tendem a ser atraídos por laranja, azul e amarelo, que despertam o senso de urgência. Verde e azul, por outro lado, atraem os consumidores racionais.
Por exemplo, o vermelho e o amarelo, duas cores que chamam atenção, são estrategicamente utilizados pelo McDonald’s. Além disso, o vermelho é bastante utilizado em promoções pelo varejo devido à sua capacidade de estimular a ação.
Moda
O setor da moda utiliza as cores para transmitir estilos, tendências e identidade de marca. A tonalidade ideal depende, na verdade, da mensagem que a marca deseja transmitir e do seu público-alvo.
A marca esportiva Nike, por exemplo, adota predominantemente o preto em seu design, associando-se a um estilo moderno e elegante. Já a H&M, que é uma marca mais jovem, é representada por cores energéticas, como vermelho e amarelo.
Saúde e bem-estar
Para empresas desse setor, as cores desempenham um papel vital na transmissão de mensagens de tranquilidade, confiança e saúde. Tons de verde e azul são os mais adequados para clínicas odontológicas e de assistência à saúde.
O roxo, por sua vez, desperta sensações de nobreza e criatividade. Por isso, costuma ser utilizado na comunicação visual de marcas e produtos de beleza e estabelecimentos de bem-estar, como spas e clínicas de estética.
Indústria e construção civil
Na indústria e no ramo da construção civil, as cores desempenham um papel duplo: influenciam na percepção da marca e na qualidades dos produtos ou serviços oferecidos. Tons de azul e cinza, por exemplo, transmitem confiança, segurança e profissionalismo.
Comunicação visual além da estética
Além do impacto visual causado, as cores desempenham um papel fundamental na comunicação visual dos negócios. Elas influenciam emoções, percepções e decisões de compra dos clientes.
Assim, investir na escolha adequada de cores em coberturas e fachadas de loja, por exemplo, faz muito mais do que aumentar a visibilidade. Isso também fortalece a identidade da marca, construindo conexões duradouras com o público-alvo.
No contexto da comunicação visual interna, é comum o uso de placas de sinalização com cores contrastantes e chamativas. Elas garantem uma rápida compreensão das informações apresentadas pelos funcionários.
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