Written by 9:38 am Comunicação Visual

A importância da comunicação visual interna para a cultura organizacional

interior de uma academia de musculação

A construção de uma imagem sólida é essencial para o reconhecimento de uma marca. É muito importante que ela esteja alinhada com o ambiente interno, ou seja, a mensagem transmitida deve ser nítida e estar enraizada entre colaboradores. A comunicação visual interna é o meio para alcançar esse objetivo.

A comunicação visual vai muito além de uma paleta de cores, levando a identidade institucional a todos os ambientes internos. Isso abrange o estilo de decoração, os materiais de papelaria, os uniformes e as placas de sinalização.

Quer saber como essa integração pode influenciar até na produtividade da equipe? Continue a leitura e descubra os benefícios da comunicação visual interna nas empresas, os elementos mais utilizados e exemplos para adotar na sua organização.

O que é comunicação visual interna?

A comunicação visual consiste na utilização de elementos visuais para transmitir mensagens, informações e ideias. É uma forma de comunicação externa para gerar interesse no público-alvo e influenciar seu comportamento.

Já a comunicação visual interna, por sua vez, tem outros objetivos. Ela se refere ao conjunto de elementos visuais utilizados em uma empresa para transmitir mensagens, reforçar valores e fortalecer a cultura organizacional.

Ela é uma ferramenta poderosa que vai muito além da estética. Utilizada do jeito certo, é capaz de promover a integração entre os colaboradores e alinhar todos os membros à missão, aos valores e aos objetivos da empresa.

Benefícios para organização

Se o funcionário compreende o propósito da empresa, alinha-se com seus objetivos e se identifica com eles, sem dúvida terá mais facilidade em propagar impressões positivas do ambiente de trabalho. Concorda?

Nesse contexto, a comunicação visual interna exerce um papel motivador significativo ao mesmo tempo que ajuda a disseminar a cultura corporativa. Consequentemente, ela consolida uma boa imagem para o público externo.

As vantagens não param por aí! Outros benefícios podem ser gerados a partir de uma comunicação visual interna bem-estruturada. Confira abaixo alguns destaques:

  • elevar o engajamento dos colaboradores;
  • melhorar a comunicação interna;
  • contribuir para a construção de uma cultura sólida;
  • aumentar a produtividade;
  • reduzir os conflitos;
  • fortalecer o senso de pertencimento.

Como criar um projeto de comunicação visual interna

Para criar um projeto de comunicação visual interna é essencial começar definindo claramente seus objetivos. Pergunte-se: o que queremos comunicar e qual é o propósito por trás disso?

Uma vez estabelecidas essas finalidades, é fundamental conhecer o público-alvo. Entenda quem são seus colaboradores, suas necessidades, o que é relevante para eles no contexto da empresa e o que é factível de ser realizado.

A próxima etapa consiste na escolha dos elementos visuais, que vão de placas de sinalização até uniformes – explicamos mais no próximo tópico. Preste atenção na escolha dos materiais e dos profissionais responsáveis pela execução do projeto, pois isso irá impactar diretamente o resultado.

Ao implementar o projeto, considere fazê-lo de maneira gradual para facilitar a adaptação da equipe; isso minimiza resistências e promove uma transição mais suave. Por fim, colete feedbacks e esteja disposto a fazer ajustes conforme necessário.

Principais elementos

Na hora de planejar a identidade visual de empresas, escolher bem os materiais e elementos é super importante. Confira a seguir algumas opções, frequentemente utilizadas nas mais variadas organizações.

Identidade corporativa

A identidade corporativa é tudo que faz uma empresa ser única e mostra como ela trabalha. Isso inclui missão, visão e valores, sendo visível em todas as relações comerciais, ações de comunicação e operações.

Na parte visual, essa identidade é expressa por meio de diversos elementos. Entre eles, podemos citar logotipo, tipografia, paleta de cores, papelaria, adesivos, placas ou banners, crachá, uniforme e até mesmo mobiliário.

O logotipo, em especial, é a principal representação gráfica da empresa. Se a intenção é criar modelos tridimensionais e atrativos, uma sugestão é optar pelo ACM (alumínio composto). Esse material é leve, resistente e oferece diversas opções de cores e acabamentos para dar destaque e sofisticação à peça.

Sinalização

A sinalização interna desempenha um papel fundamental na orientação dos funcionários na empresa. Sua função é indicar locais específicos ou operações, como banheiros, cozinhas e departamentos, além de informar sobre procedimentos.

Essas informações podem ser apresentadas de formas diferentes. O mais comum é usar elementos visuais, como adesivos, placas, painéis e quadros, proporcionando uma comunicação clara e eficiente.

Nesse contexto, o acrílico destaca-se como o material mais utilizado para sinalização e display. Sua popularidade é atribuída à combinação de benefícios como rigidez, resistência e versatilidade de cores, o que permite a criação de peças sofisticadas com comunicação clara e moderna.

Adesivagem

Hoje em dia, várias empresas aplicam adesivos em vinil nas paredes, incorporando imagens, painéis fotográficos e frases inspiradoras. Com isso, visam criar um ambiente de trabalho mais agradável e motivador.

Vale destacar que o vinil é versátil para personalizar superfícies diversas. Da decoração de paredes à identificação de ambientes, ele oferece opções criativas, cores vibrantes e flexibilidade na comunicação visual.

Actos: seu parceiro de negócios

A Actos tem uma variedade de produtos destinados à comunicação visual interna, como vinil, acrílico, adesivos 3M e placas de ACM. Aqui, você encontra soluções personalizadas para fortalecer a imagem das empresas diante do público interno e externo.

Se você busca inovação e estética em seus projetos, convidamos a entrar em contato para entender como podemos melhorar a experiência visual da sua empresa. Estamos prontos para transformar sua ideia em realidade!

Close