Written by 10:18 am Arquitetura & Construção Civil, Comunicação Visual • 2 Comments

Fachada de ACM: conheça os principais benefícios e saiba como limpá-la

fachada de ACM

Se você está em busca de uma solução moderna e versátil para revestir fachadas, a fachada de ACM é uma excelente opção. Você não pode deixá-la de fora na hora da escolha.

Esse versátil elemento de comunicação visual oferece uma solução completa e definitiva para fachadas. No entanto, quando falamos de fachadas de ACM, é preciso higienizá-las para estender o seu tempo de vida útil.

Por isso, nos próximos parágrafos, vamos explorar as características e os benefícios da fachada de ACM. Em especial, vamos explicar algumas técnicas de higienização que podem ser usadas na sua limpeza. Confira!

O que é ACM?

O ACM (Aluminum Composite Material) é um tipo de metal amplamente utilizado na indústria da construção civil e na arquitetura. Ele é feito de duas finas camadas de alumínio que revestem um núcleo de polietileno, formando uma placa rígida e leve.

Essa combinação confere ao ACM uma excelente resistência mecânica. Isso possibilita outras vantagens, como resistência à corrosão, durabilidade e estabilidade dimensional melhorada.

Sua versatilidade permite a aplicação em revestimentos de fachadas, letreiros, placas publicitárias e outros elementos arquitetônicos. Com uma ampla gama de cores, acabamentos e possibilidades de personalização, o ACM se destaca por sua estética moderna e sofisticada.

Como as fachadas de ACM podem ser usadas?

A fachada de ACM é um elemento amplamente utilizado no escopo da comunicação visual. A seguir, você encontrará uma lista com alguns dos principais exemplos desse uso:

  • fachada de loja em ACM: o ACM é amplamente utilizado em fachadas comerciais, escritórios e outros tipos de estabelecimentos. Isso cria uma presença marcante e atrai a atenção dos clientes;
  • letreiros e placas publicitárias: as propriedades do ACM o tornam ideal para a fabricação de letreiros e placas publicitárias duráveis, versáteis e visualmente impactantes;
  • fachadas de estabelecimentos de entretenimento: cinemas, teatros, casas de shows e outros locais de entretenimento também se beneficiam das fachadas de ACM. Elas podem ser usadas para criar uma imagem moderna e destacar sua identidade;
  • sinalização de espaços públicos: o ACM é comumente utilizado na sinalização de espaços públicos, como parques, centros de convenções e instalações esportivas. Ele garante visibilidade e fácil leitura das informações;
  • fachadas de centros de exposições e feiras: o ACM é amplamente empregado em fachadas de pavilhões de exposições e feiras. Isso porque ele proporciona uma superfície atraente para a exposição de marcas e produtos;
  • fachadas de instituições de ensino: universidades, escolas e centros educacionais também utilizam o ACM em suas fachadas. Fazem isso para criar uma imagem moderna e comunicar seus valores e áreas de atuação.

Os principais benefícios de usar o ACM em fachadas

A fachada com ACM traz diversos benefícios interessantes para todos os projetos em que é utilizada. Essas vantagens vão desde uma estética moderna até a fácil manutenção desse material. Conheça os principais pontos nesse sentido:

  • estética moderna: as fachadas em ACM proporcionam um acabamento elegante e contemporâneo, conferindo um visual sofisticado e atrativo;
  • durabilidade: o ACM é altamente resistente a intempéries, corrosão e desbotamento. Isso garante a longevidade da fachada;
  • leveza: por ser um material leve, o ACM reduz a carga estrutural necessária e facilita o processo de instalação;
  • versatilidade: esse material está disponível em uma ampla variedade de cores, acabamentos e texturas. Isso permite uma personalização flexível para atender às necessidades e preferências do projeto;
  • fácil manutenção: as fachadas em ACM exigem pouca manutenção. São fáceis de limpar com água e sabão suave;
  • sustentabilidade: o ACM é um material reciclável e sua produção consome menos energia que outros materiais de fachada.

O que é necessário para limpar uma fachada de ACM?

Como foi dito no tópico anterior, as fachadas de ACM demandam pouca manutenção, podendo ser facilmente limpas. Em resumo, para higienizar peças de ACM, são necessários apenas itens básicos, como esfregões, buchas, tecidos macios, água e sabão neutro.

Caso a fachada esteja instalada em uma posição baixa, não será preciso nenhum instrumento de elevação para fazer a limpeza. Porém, se ela for alta, recomenda-se o uso de escadas ou andaimes.

Um método interessante para a limpeza de fachadas muito altas é a utilização de sistemas pressurizados de água 100% pura. Essa técnica é ideal para superfícies porosas, como a do ACM, e não deixa respingos nem manchas no material, dispensando até a secagem.

Além disso, é sempre importante ressaltar que o uso de elementos abrasivos deve ser evitado na hora de limpar uma placa em ACM. Caso se depare com alguma mancha difícil de sair durante a lavagem, use álcool isopropílico e água. Isso evita danos à fachada.

Passo a passo para higienizar uma fachada de ACM

Se você instalou uma fachada de ACM no seu estabelecimento há pouco tempo, talvez tenha algumas dúvidas sobre como higienizar a peça. Não se preocupe, também ajudaremos com isso. Veja como limpar fachada em ACM:

  1. misture 500 mililitros de detergente neutro em 10 litros de água;
  2. em seguida, umedeça as placas de ACM antes de começar a esfregá-las. O processo é similar ao de lavagem de automóveis;
  3. depois, molhe um pano ou uma esponja macia na solução de detergente diluído em água. Esfregue a chapa com ele, realizando movimentos circulares;
  4. quando notar que a sujeira foi removida das peças, enxágue-as abundantemente com uma mangueira ou uma máquina de jato de água;
  5. imediatamente após a lavagem, seque a superfície da fachada com um pano de algodão limpo e seco. Isso irá evitar a formação de manchas.

Aqui na Actos, você encontra tudo o que precisa para montar a sua fachada de ACM. Atendemos a todas as exigências do seu projeto de comunicação visual. Entre em contato com a nossa equipe de vendas e saiba mais!


Close