Written by 3:01 am Arquitetura & Construção Civil • One Comment

Chapas de policarbonato e suas aplicações

Chapas de policarbonato e suas aplicações

Conheça mais sobre policarbonato neste post e entenda seus benefícios!

As chapas de policarbonato podem ser encontradas sob diversas espessuras e formas: Policarbonato Alveolar (Twall), Policarbonato Compacto, Policarbonato Corrugado (telhas).

As placas ou chapas de policarbonato, usam o material obtido através da reação entre o bisfenol A (ou difenilol propano) e o gás fosgênio.

Este tipo de polímero (plástico) apresenta como característica principal a alta transparência, mesmo em espessuras consideráveis. Mas o policarbonato não se limita apenas a uma única característica, apresentando várias outras, fazendo dele um material de alto interesse comercial.

Principais vantagens do policarbonato:

  • Alta resistência ao impacto
  • Alta resistência térmica
  • Boa retardância à chama
  • Excelentes propriedades elétricas
  • Bom isolante de alta frequência à temperatura ambiente
  • Impedem a passagem das radiações UV
  • São 250 vezes mais resistentes que o vidro comum.

Por isso é um material muito usado para fazer chapa de policarbonato. Com todas estas atribuições, a arquitetura e a engenharia civil tem grande interesse sobre este material que, na forma de chapas e telhas, são utilizados geralmente em locais onde existe a necessidade do aproveitamento da luz natural.

Chapas de policarbonato e suas aplicações
O Aviva Stadium é um estádio de futebol localizado na cidade de Dublin, sua cobertura é toda em policarbonato.

Chapas de Policarbonato

O policarbonato é um material muito versátil, transparente e resistente que cotidianamente manuseamos em uma infinidade de objetos e nem percebemos, por exemplo os CDs, lentes dos óculos, faróis automotivos, telhas e na forma de placas. Na forma de chapas, encontramos as chapas de policarbonato compacto e as chapas de policarbonato alveolar.

As placas de policarbonato compacto é uma chapa termoplástica maciça de alta resistência ao impacto e qualidade óptica, fazendo com que este material seja um dos mais vendidos no mercado. São mais leves que o vidro e podem ser usinadas com facilidade.

A aplicação da chapa de policarbonato compacto é mais acentuada na construção civil, em coberturas que necessitam de iluminação natural. Podem receber tratamento UV em uma ou nas duas das faces e serem aplicadas em toldos, fechamentos em geral, fechamentos laterais e muitas outras aplicações. São disponibilizadas nas cores azul, cristal, branco, bronze fumê, verde, cinza refletivo e infrared.

Já as chapas de policarbonato alveolar possuem cavidades ocas que reduzem consideravelmente seu peso, e desta forma, são mais leves que as chapas compactas. Os alvéolos atuam como isolantes térmicos e possuem uma aparência semelhante ao vidro canelado.

Também podem receber camada de proteção UV em uma das faces para serem aplicados em coberturas em geral, claraboias, divisórias, estufas, gazebos, pergolados e outras aplicações da engenharia civil. A placa de policarbonato alveolar oferece ótima transmissão de luz, alta resistência ao impacto, permite curvatura a frio (somente sentido longitudinal), resistente à faixa de temperatura entre -30°C e +120°C, é auto extinguível (não propaga chamas), é de rápida instalação e favorece a economia na estrutura.

Bom, agora que conheceu um pouco mais do que é policarbonato, acesse nosso site e conheça nossas soluções em policarbonato.

Tags:, Last modified: 5 de janeiro de 2022
Close